CALÇADOS DO CURTUME – UM BREVE HISTÓRICO

O Calçados do Curtume tem uma história de sucesso.
Com pouco mais de dez anos, ainda muito jovem portanto, conseguiu conquistar patamares de excelência em todos os quesitos que determinam a qualidade dos produtos oferecidos e o grau de satisfação de seus clientes.
Essas conquistas, não por acaso, mas, principalmente, pela apurada percepção das oportunidades, estão intimamente ligadas à capacidade empreendedora de um homem que, a exemplo dos grandes homens, sempre esteve à frente do seu tempo. É o que conta a história de seu fundador, José Roberto Scarabel.

O FUNDADOR

Nascido na cidade de Leme, interior de São Paulo, José Roberto Scarabel (24.03.1953/23.04.2002), foi um homem que soube transformar o arrojo de seus sonhos, numa realidade tão sólida que o homem, o marido, o pai, o empresário e o amigo passaram a ser uma referência para todos aqueles que queriam e sabiam apreciar a sua presença. A percepção das oportunidades é clara em sua história. Ela acontece em várias passagens de sua vida, mas há que se destacar o início de sua caminhada junto ao segmento da indústria coureira, por volta de 1980 e, mais tarde, em 1996, quando criou o Calçados do Curtume.

SCARABEL E A INDÚSTRIA COUREIRA

Scarabel, como era chamado por todos, iniciou sua trajetória na indústria coureira em meados de 1980 com a aquisição de uma pequena unidade produtora de couros na Cidade de Brotas, interior de São Paulo. Sobre a aquisição disse: “Não entrei no setor de couros planejadamente, simplesmente aconteceu”. Scarabel até então, atuava no ramo imobiliário e administrava um loteamento, também em Brotas, onde recebeu uma proposta para comprar um Curtume. Tratava-se de uma pequena fábrica de couros, que produzia apenas 30 peles por dia. A idéia era vendê-la e, em seguida, reinvestir o capital, mas para isso foi necessário mante-la em funcionamento. Era uma época difícil para a venda e percebeu que o setor tinha um grande potencial. Foi então que desistiu da venda e passou a trabalhar para a expansão dos negócios. Essa expansão logo pode ser notada e em 1990, apenas dez anos depois, Scarabel adquiria sua segunda unidade produtora agora na cidade de Espírito Santo do Pinhal, também em São Paulo, tornando-se um dos maiores produtores de sola de couro do Brasil e um dos grandes nomes junto às entidades ligadas ao setor coureiro, chegando à presidência do CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil e do Sindicouro, Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles do Estado de São Paulo, sendo que nesta última por dois mandatos consecutivos.

1996 – SURGE O CALÇADOS DO CURTUME

Com o crescimento das atividades industriais e devido a uma crise no setor calçadista, Scarabel percebe uma nova oportunidade quando passa a receber, de alguns clientes, calçados como parte de pagamento dos produtos vendidos pela indústria. Surge, então, a idéia de montar, dentro do curtume em Espírito Santo do Pinhal com o apoio de sua esposa, Egle Aparecida de Arruda Scarabel, uma loja para a comercialização desses calçados. Corria o ano de 1996 e a idéia deste novo empreendimento foi recebida com tanto interesse que os próprios clientes passaram a divulgar a novidade. Nasce, assim, o Calçados do Curtume, uma loja de calçados inovadora pela forma que expõe e comercializa seus produtos, com grande variedade, preços justos e que acompanha as tendências da moda.
O sucesso da loja, a rápida e bem-vinda integração da família junto à sociedade pinhalense e, ainda, a forte presença da marca Calçados do Curtume em eventos esportivos, culturais e beneficentes realizados na cidade de Espírito Santo do Pinhal, fizeram com que José Roberto Scarabel e Egle Aparecida de Arruda Scarabel fossem homenageados, em 2002, com o título de “Cidadão Pinhalense”, com o qual se sentiram muito honrados.
Com a ampliação da loja, o Calçados do Curtume passa a contar com o apoio de Luciane Arruda Scarabel e Ricardo Arruda Scarabel, filhos do casal José Roberto e Egle.

O CALÇADOS DO CURTUME - HOJE

Hoje, o Calçados do Curtume está consolidado como uma das maiores e mais concorridas lojas de calçados e acessórios da região e do interior de São Paulo, destacando-se, principalmente, pelo seu formato inovador de auto atendimento, que revolucionou a relação entre cliente e produto.
Assim, ao oferecer produtos de qualidade, buscar o melhor atendimento através de sua equipe de vendas, adotar tecnologias apropriadas para prestar serviços à altura das exigências do mercado e, ainda, apresentar uma loja com grande variedade de produtos, o Calçados do Curtume continua caminhando ao lado de seus clientes para acrescentar, sempre, novas páginas de sucesso em sua história.